Mentalidade de um Trader Vencedor

Compartilhe:

A MENTALIDADE DO TRADER DE ATITUDE

A palavra atitude está relacionada com agir, com a realização de uma intenção.

Se existe uma área na qual a atitude define o sucesso ou o fracasso, sem dúvidas, é o mercado financeiro, pois a capacidade de agir de um trader é colocada à prova várias vezes por dia. E, se analisarmos pelo ângulo da dificuldade, existem poucas atividades com um grau de dificuldade comportamental do day-trading ou do trading em geral (independentemente da periodicidade).

Acredito que, se contabilizarmos as outras áreas com o mesmo grau de dificuldade comportamental do trading, poderíamos contá-las nos dedos de uma única mão.

Um trader de atitude tem um modo de ser que roda no automático. A atitude não é expressa só em alguns momentos da vida, mas sempre.  Por isso, um trader de atitude coleciona atitudes na sua vida toda — não apenas na sua atuação como trader.

Descrever um trader de atitude é falar de alguém que sabe equalizar o pensar, o sentir e o fazer. Na mente desse tipo de operador, esses 3 verbos estão em equilíbrio dinâmico. Isso porque, se um trader pensar um pouquinho além da conta, não fará o que tem que fazer; se der vazão a pensamentos disfuncionais, ele paralisará; e, se não fizer a gestão do que está sentindo, será içado por impulsos inconscientes.

Os traders que operam no mercado financeiro sabem bem o que é saber algo e não fazer: no trading, significa não entrar ou sair de uma operação. E, sobretudo, sabem o que é não saber e fazer: que na tradução literal para o comportamento do trader é: entrar em operações sem ter uma ideia clara dos porquês.

Para ganhar no mercado financeiro, o trader precisa estar com a atenção voltada para dentro de si mesmo: estar consciente (em tempo real) dos seus padrões de pensamentos. Somente desse modo ele conseguirá tomar atitudes na hora exata e da melhor maneira possível.

Para algumas pessoas, entrar em si mesmas pode trazer desconforto. Uma pessoa despreparada pode sentir-se como se estivesse num lugar inóspito, desconhecido e, até mesmo, amedrontador. Vou fazer uma analogia com o surfe.

Para pegar uma onda, o surfista tem que enfrentar os perigos do mar, tem que se molhar, tem que estar disposto a se machucar e a falhar.  O oceano de um trader é sua própria mente. Um trader de atitude não hesita e não sucumbe a ele mesmo. Ele pensa e faz ou ele pensa e não faz, pois, no mercado, não fazer também é agir e dá lucro.

Como se tornar um trader de atitude

Você pode pensar que a capacidade de ter atitudes certeiras é um dom, mas eu prefiro o argumento científico de que não se nasce com dons. O que existe são cérebros treinados. Quem consegue, treinou e aprendeu. E o mais importante: não permitiu que as quedas alterassem a própria capacidade de agir.

São pessoas que se condicionaram a não permitir que o medo as paralisasse e que sentimentos como insegurança, incerteza, raiva e ambição se expressassem de modo sorrateiro ou encapsulados por uma racionalização enganosa qualquer.

O trader de atitude sabe pensar sobre o que se está pensando, por isso, ele performa. 

A capacidade de um trader ter atitudes coerentes e eficientes é um elemento importante que não pode ser negligenciado. Para que um trader desenvolva um modo ser funcional na mesa de operações, ele deve identificar seus principais traços de personalidade (tanto os pontos fortes quanto os fracos).

Pois o trader dentro de cada um é o resultado da somatória de suas convicções, personalidade, mentalidade, caráter e, principalmente, saúde.

Sem medo de errar, acredito que o adágio délfico “conhece-te a ti mesmo” poderia ser eleito o axioma central do trading financeiro.

Resumo das principais ideias sobre a mentalidade de um trader de atitude

  1. O trader de atitude coleciona ações em todas as áreas da vida, não apenas no trading;
  2. Um trader de atitude é alguém que aprendeu a equalizar o pensar, o sentir e o fazer;
  3. Para ganhar no pregão, o trader tem que estar imerso nele;
  4. Um trader de atitude não hesita, não sucumbe. Ele pensa e faz ou ele pensa e não faz.

 

Bons trades,
Danielle Gurgel