Como Controlar O Emocional No Trade

Compartilhe:

Como controlar o emocional no trade.

Dez em cada dez traders dirão que se o gênio da lâmpada mágica aparecesse e lhes desse a oportunidade de ter três desejos realizados, um deles seria adquirir a maestria sobre como controlar o emocional no trade. Isso porque, logo no início de suas carreiras, os traders aprendem (infelizmente, na prática) a perfeita e dolorosa correlação entre emoções e dinheiro no mercado financeiro. Para os traders, controlar o emocional no trade equivale à vida no olimpo — o olimpo do trader é ganhar dinheiro e mantê-lo.

Neste artigo vamos falar sobre como a psicologia do trade e a neurociência te ensinam a como controlar o emocional no trade e operar com sabedoria no mercado financeiro.

Sob as bases teóricas da neurociência financeira, para se entender a dinâmica da relação ‘razão versus emoção’ é preciso destrinchar como o sistema de raciocínio evoluiu. As evidências científicas sobre o assunto são bem estabelecidas. Sabe-se que o sistema de raciocínio evoluiu como uma extensão do sistema emocional, e dele é dependente.

Leia também: Viver De Trade é Possível?

A emoção é parte integrante do processo de raciocínio de todos os humanos. Ela funciona como um auxiliar nesse processo, em vez de “perturbá-lo”, como se costumava achar. Se os circuitos neurais emocionais são desconectados dos circuitos associados à razão, um ser humano torna-se incapaz de decidir. Emoções e pensamentos são inextrincavelmente conectados, porém, os pensamentos precedem as emoções.

A etimologia da palavra emoção vem da raiz latina emovere, que significa “mover para fora”. É para isso que a emoção serve: para gerar ação. A emoção está relacionada com ação e com a capacidade de criar comportamentos biologicamente adaptados aos eventos e experiências da vida. Então, a ideia de que um trader conseguiria operar no mercado financeiro sem emoção beira a mitologia. Não é assim que a ciência do cérebro diz ser possível.

Avançando no entendimento sobre como controlar o emocional no trade

A cada instante, o cérebro gera emoções (saibamos disso ou não). A maioria delas não é notada conscientemente. São perceptíveis aos módulos conscientes do cérebro as emoções com maior magnitude. Porém, mesmo as emoções subjacentes à consciência são igualmente fundamentais para a tomada de decisão. Logo, um trader não conseguiria tomar decisões no mercado se os circuitos neurais ligados às emoções não estivessem plenamente ativos e mandando sinais claros para a consciência.

Elucidando a confusão sobre controle emocional no trade

Para um trader, assim como para qualquer pessoa, as emoções não são obstáculos que possam ser bloqueados. A ideia central reside justamente na contraposição à ênfase absoluta dada à inquestionável superioridade da razão sobre as emoções. Uma das respostas estruturais à emblemática questão sobre como controlar o emocional no trade é o controle da forma de pensar, porém, num nível inconsciente.

A compreensão da emoção passa pelo caminho da compreensão dos padrões de pensamentos que estão rodando abaixo dos pensamentos conscientes. As emoções são pistas valiosas para que importantes (leia-se, lucrativas) mudanças comportamentais dos traders financeiros possam acontecer. 

O desafio do trader é desenvolver a capacidade de usar a emoção como informação e, assim, compreender como o cérebro está fazendo o processamento das experiências.

Se você gostou deste artigo sobre como controlar o emocional no trade não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares para que eles também possam obter esse conhecimento. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe-nos saber nos comentários.

Bons trades

Danielle Gurgel

Danielle Gurgel é uma financista e bióloga visionária. Ela é a criadora do Neurotrading Experience: um treinamento de neurociência comportamental desenvolvido para traders e investidores. E, considerado pelos seus alunos (pelo conteúdo e metodologia), o mais inovador e disruptivo do Brasil.